quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Cantiga de amigo Don. Sancho

 
Cantiga de amigo
Don. Sancho
 
Ai eu coitada!
Como vivo em gran cuidado
Por meu amigo 
Que ei alongado!
Muito me tarda
O meu amigo na guarda!
 
 
Ai  eu coitada!
Como vivo em gran desejo
Por meu amigo
Que tardas e eu não vejo!
Muito me tarda
O meu amigo na guarda!
 
 
 
Cuidado= preocupado
Alongado = separado
Gran= grande
Guarda= cidade portuguesa
 

 
Música popular brasileira
 
Adriana Calcanhoto
 
 
 
Eu perco o chão, eu não acho as palavras
Eu ando tão triste, eu ando pela sala
Eu perco a hora, eu chego no fim
Eu deixo a porta aberta
Eu não moro mais em mim
 
Eu perco as chaves de casa
Eu perco o freio
Estou em milhares de cacos
Eu estou ao meio
Onde será, que você está... Agora?  

  A cantiga de amigo de Don. Sancho “Ai eu coitada” e a música  da Adriana Calcanhoto ”Metade” ambos estão sofrendo por estar  distante da pessoa amada.  Na cantiga de amigo o eu lírico é uma moça ou uma mulher que sofre por causa da distância que os sepa a e também pela demora do amado, porém sabe onde está a pessoa que ama. No verso que diz: “ o meu amigo na guarda” esta se referindo a cidade portuguesa em que seu amado se encontra.  
  Na música “Metade” de Adriana Calcanhoto o eu lírico não sabe do paradeiro da pessoa amada. Podemos comprovar isso no verso que diz: ”onde será,que você esta ... Agora?”
  Apesar do longo tempo que as distanciam, e da linguagem diferente sofrida por uma grande evolução do tempo, podemos perceber que a mensagem é a mesma, ambas falam da dor de um amor distante podemos perceber que a essência é a mesma.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário