quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O trovadorismo


No Teocentrismo Deus era o centro do universo. No Humanismo o centro do universo passa a ser o homem. E Gil Vicente escreve a obra o “auto da barca do inferno” retratando a sociedade portuguesa daquela época. Esse auto representa o juízo final da igreja católica de forma satírica e com um apelo moral muito forte.  A sátira de Gil no relato durante a barca do inferno é mais um de seus ataques contra a igreja católica, tocando fundo nas feridas da sociedade. Ele colocava em suas obras toda revolta que sentia perante o poder da igreja católica.
Os personagens que compõem esse auto são de diferentes classes sociais. De um simples sapateiro a um nobre fidalgo, porém, eram pessoas más, egoístas e mentirosas. O autor na sua obra através de personagens julga uma sociedade inteira pelos erros cometidos em vida e pelos apegos de uma vida terrena.
Se Gil Vicente fosse nosso contemporâneo inúmeras pessoas estariam nessa obra. Com certeza nossos honradíssimos governantes, deputados e senadores. Os digníssimos pais e filhos psicopatas, os ilustres traficantes, os inteligentíssimos  terroristas e o pobre padre.
Tais personagens seriam julgados e condenados por todo mal que causam a sociedade e com certeza seriam obrigados a embarcarem com o diabo rumo ao inferno, pois essas pessoas representam tudo de ruim que a nossa sociedade vem enfrentando.  O roubo, a ambição, o acesso fácil as armas e drogas, as guerras, a pedofilia, enfim a nossa sociedade esta condenada a ser escrava de pessoas maldosas que causam muita tristeza ao seu redor, essas pessoas  carregam consigo um enorme desejo de vingar da humanidade.  
Na sociedade repleta de maldade em que vivemos não vejamos possibilidades de existirem muitas pessoas para embarcar na barca do céu, nela estaria apenas o anjo e uma simples criança simbolizando as criancinhas que não  recebem amor dos pais, ou que muitas vezes são mortas ou  abandonadas por esses monstros
Como Gil Vicente sentimos uma grande revolta, não só  da igreja católica, mas de tudo de errado que a sociedade vem enfrentando  desde a época do Teocentrismo até os dias atuais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário